Se você gosta de fazer trilhas e acampar, você está mais do que acostumado àqueles perrengues básicos que todo aventureiro tem que enfrentar. Mosquitos fazendo serenatas em seu ouvido; caminhadas intermináveis, com direito a muitas subidas e decidas; sensação de muito frio ou muito calor… dependendo do tipo de trekking os desafios são inúmeros, mas a satisfação de atingir o objetivo compensa todo o esforço.

Outro probleminha nada básico que essa galera enfrenta é a falta de energia para carregar celulares, GPS e tablets, muito importantes para navegação, registro dos momentos da aventura e até mesmo por questões de segurança em caso de incidentes. Porém, esses equipamentos precisam de recargas praticamente diárias, o que faz com que muitas pessoas fiquem na mão por falta de bateria. Uma solução que a galera mais experiente costuma usar são os carregadores solares portáteis, porém, para tirar o máximo de proveito desses aparelhos é preciso que haja luz solar, mas, dependendo do local da caminhada, a luz disponível pode não ser suficiente para suprir a necessidade energética de todos os equipamentos.

Esta turbina eólica é leve, dobrável e pode ser carregada na mochila.
Leia mais: Projeto brasileiro transforma lixo eletrônico em aquecedor solar

Apaixonado por trekking, o alemão Nils Ferber costumava ter muitos problemas para conseguir energia utilizando carregadores solares, principalmente à noite, quando este tipo de luz não está mais disponível. Para suprir sua própria necessidade e utilizando todo seu conhecimento em design de produtos, Ferber desenvolveu um protótipo de uma turbina eólica portátil que, após ser facilmente montada, pode ser dobrada e guardada na mochila.

A turbina eólica possui poucas peças e é fácil de montar.
Uma das preocupações de Nils era tornar a turbina leve e prática e que pudesse ser montada por qualquer pessoa. Chamada de Micro Wind Turbine, ou micro turbina eólica em tradução livre, ela possui poucas peças e pesa menos de 1 quilo. Ainda segundo Ferber, a turbina pode capturar o vento de qualquer direção e, ao atingir 18km/h, estima-se que a turbina eólica consiga carregar um celular em mais ou menos 2 horas. A Micro Wind Turbine será apresentada em alguns eventos importantes ainda este ano e busca patrocinadores interessados em produzir o produto em série.

Uma entrada USB permite a conexão com celulares, tablets e GPS.

Quando o vento atinge 18km/h, a turbina consegue carregar um celular em 2 horas.

Se esta turbina eólica cumprir o que promete, trata-se de uma excelente solução para obtenção de energia limpa e, melhor ainda, ao alcance de qualquer pessoa. A montagem parece fácil e o fato de poder ser levada para qualquer lugar otimiza seu uso, que fica dependendo apenas da ação da natureza, que produz vento tanto de dia quanto de noite. Vamos esperar que o protótipo consiga logo um patrocinador e que a turbina esteja disponível no mercado em breve.

* Todas as imagens: nilsferber.de