O WhatsApp, que já havia liberado chamadas em vídeo na versão de testes (beta) do mensageiro para o Windows Phone na semana passada, agora trouxe a novidade para os celulares com Android. Na manhã desta terça-feira (25) apareceu a opção de telefonar com “voz” ou “vídeo” dentro do aplicativo.
No primeiro teste que realizamos, usando dois smartphones conectados via Wi-Fi, a chamada ficou muito instável e não foi possível assistir à pessoa do outro lado da linha. O recurso é bem similar ao FaceTime do iPhone e ao Skype.

Ao menos neste primeiro momento, o recurso não parece estar pronto para chegar a todos os smartphones com o WhatsApp instalado, por meio de uma atualização. Em um dos celulares, nem sequer apareceu a opção de videochamada. Ao receber a ligação, iniciada por outra pessoa, também não foi possível ouvir o áudio; foi necessário colocar fones de ouvido para realizar a conversa.

whatsapp-image-florianopolis-android

No outro telefone, o vídeo apareceu completamente prejudicado, com uma série de manchas verdes. O problema pode estar relacionado com o sistema de compressão de imagens – chamado de codec – que o WhatsApp vem usando para testar a funcionalidade.

Ao fim da ligação, o usuário pode avaliar a qualidade da chamada via WhatsApp. O aplicativo ainda pergunta se foi possível ouvir o interlocutor e se houve algum bug relacionado ao vídeo.
Vale lembrar que, para testar o WhatsApp Beta no Android, é preciso habilitar uma opção especial dentro da Google Play Store, a loja de aplicativos do Google. O próprio celular vai instalar a versão de testes do aplicativo.

whatsapp-image-florianopolis

 

Caso o usuário não seja um testador, vai aparecer uma mensagem de erro informando que a chamada não pode ser concluída. “Não foi possível realizar a chamada. Joana precisa atualizar o WhatsApp para receber chamadas de vídeo”.

Os aparelhos com o sistema da Apple (iOS) ainda devem esperar um pouco mais para receber a novidade, já que a versão de testes do WhatsApp só está disponível para Windows Phone e Android.

Fonte: http://www.techtudo.com.br/